Serial Frila: Quantas temporadas até a invasão?

13 dezembro 2005

Quantas temporadas até a invasão?

(publicado originalmente em 13 de dezembro de 2005)
(revisado e republicado aqui em 26 de setembro de 2006)


This picture is hosted by ImageShack

Alous.

Faz um bom tempo que eu não apareço - pouco mais de um ano, pra ser mais exato. Alguém se lembra que eu um dia escrevi notícias sobre séries aqui no site? Pois agora a gente ataca com uma coluna sobre séries, já que a lida diária (essa "vagabundagem" pop...) não nos permite mais traduzir, elaborar e escrever diariamente. Vou me contentar com uma ou duas "pílulas" por semana. Combinado?

This picture is hosted by ImageShackComecemos justamente pelo duvidoso: Invasion. Invasões de alienígenas escravizantes e destruidores são um tema, em essência, interessante, mas cheio de péssimos exemplos na cultura pop. Rendem assunto há décadas nos quadrinhos; alguém é velho como eu e se lembra da fraquinha minissérie Invasão, da DC? E do interminável perrengue Galactus-Quarteto-Skrulls-alguém-mais, um ponto alto da Marvel? Adaptado pelo cinema, entretanto, o tema muitas vezes abandonou a sutileza da prosa de um H.G. Wells, as alegorias e as reações tipicamente humanas e, claro, patinou. Em nome do entretenimento "mais óbvio" e "menos cerebral" (Hollywood tem esse dom maravilhoso...), os aliens deixaram de ser metafóricos, ficaram bem mais literais e acabaram combatidos por humanos "heróis" - caso típico de Independence Day e ainda do recente Guerra dos Mundos, entre muitas outras besteiras. Vez ou outra, a coisa acaba ficando meio que num zero-a-zero legal, como em Sinais, V (a série de TV) ou nos simpáticos "lampadinhas" de Cocoon.

É nessa última categoria que entra Invasion, atualmente em cartaz nos domingos à noite no canal Warner (sem direito a reprises, creio eu). É legal? É legal, sim, porque os personagens estão se desenvolvendo, buscando uma certa tridimensionalidade e tal, mas... alguém é capaz de me dizer sobre o quê é essa série??

Invasion tem sido uma variação dramática de Seinfeld: uma série sobre nada. Obviamente, não estou comparando as duas, é só uma brincadeira. Não há comparação. Mas é fato que, até agora, com seis ou sete capítulos já exibidos, Invasion é um drama cheio de climas, de tensão, com uma atmosfera de promessa de coisa ruim, detalhes nada sutis e um subtexto misterioso... sobre praticamente coisa nenhuma.

A premissa batida era, como eu disse antes, interessante. Mas será que teremos de esperar uma terceira ou quarta temporada até que, de fato, aconteça alguma coisa? O público americano não costuma ser tão paciente... Seria bom uma espécie de resolução (um "wrap up") o quanto antes, para que a história possa evoluir um pouco (o "move on" deles) e, quem sabe, decolar ("become a hit"). Ou, melhor ainda, se ela tivesse nascido já com um contexto cabeçudo qualquer, uma metáfora legal ou uma bela trama paralela que justificassem e segurassem tanto embaço. Mais uma vez, o sacrifício da sutileza, mas agora não foi em nome da ação. Em nome de quê, então?

This picture is hosted by ImageShackThis picture is hosted by ImageShackOs elementos vão sendo apresentados aos poucos. Logo no começo, as aulas de "Literatura para Vestibular" da Tia Agnes Delores apitaram. O mocinho Russ Varon (Eddie Cibrian) é "o varão herói macho paca homem até o talo" e o misterioso Tom Underlay (William Fichtner) é "aquilo que está adormecido por baixo da aparência". O terceiro sobrenome relevante é o dos irmãos Groves. A palavra "grove" designa um pequeno bosque com árvores retas e só, sem vegetação rasteira. Seriam "aqueles que buscam a luz", uma vez que a repórter e o barbudinho são quem mais investiga as estranhezas pós-furacão? Seriam aqueles que ajudam o herói ("Varon") a sair do chão ("Underlay")? Seriam meros peões, estacas plantadas na trama? Ou quem sabe sejam a ligação da Terra com o céu e... Cartas para a redação.

This picture is hosted by ImageShackDois mil e um detalhes-meio-grandes-demais depois, temos um monte de braços e pernas e órgãos, mas nada de corpo. Ainda assim, surpreende que o desenvolvimento esteja interessante e fazendo certo sentido, porque são histórias (quase) humanas sendo contadas. É a espera que está enchendo um pouco a paciência e, de certa forma, ofendendo levemente a inteligência do espectador. Afinal, se nem mesmo há ação ou trama intrincada para segurar essa longa introdução, pra que tantas semi-explicações, tantos indícios, tanta fumaça pra nada de fogo? Uma invasão que domina primeiro as instituições (polícia, igreja e mais meia-dúzia de músicas dos falecidos Titãs), é acobertada pelo exército e na qual só quem acredita é o "desfavorecido" da história deve ser, na verdade, uma invasão de clichês do gênero, não de extraterrestres. Chamem o Homem-Chavão para cuidar do caso. Vamos esperar que a menininha não salve a pátria em um pod voador, dizendo "iupiii!" quando até o pai dela estiver falando klingon...

This picture is hosted by ImageShackThis picture is hosted by ImageShackDe qualquer modo, mesmo que a história não ande ou o capítulo da semana não seja dos melhores, sempre temos uma boa chance de ver Alexis Dziena (a Kira) e Lisa Sheridan (a Larkin), aquelas duas maravilhas enfiadas nos Everglades.

Pra fechar, perguntas (im)pertinentes de espectador: estamos no México? A série é argentina? Como é o nome daquela vinhetinha que separa os blocos? Não sei se existe um nome, chamemos de "vinheta para entrada de comerciais chatos e institucionais". Pergunto isso porque, em Invasion, temos mais uma das famosas "confusões" de vinhetas da Warner. Só que ali havia um caso especial de estupidez. Nos plim-plins de Invasion, o locutor dizia claramente "Estamos de volta com..." (e não "Ya volvemos con...", em espanhol), e então tascava sem dó: "Invasión"! No último domingo, a Warner (parece) finalmente tirou do ar o portunhol safado. Só mais uma amostra dos velhos "warnerismos" a que, infelizmente, já nos acostumamos. Mas isso é assunto pra daqui a pouco. This picture is hosted by ImageShack