Serial Frila: "... two for you"

27 dezembro 2005

"... two for you"

(publicado originalmente em 27 de dezembro de 2005)
(revisado e republicado aqui em 24 de novembro de 2006)


Quem assiste a muitas séries também acaba assistindo a muitas propagandas, certo? A gente então vai se acostumando a algumas, de tanto assistir, e aí o raio daquela maldita musiquinha não sai mais da cabeça. Então, vamos falar sobre "malditas musiquinhas" que a gente ouve direto e quer saber de onde vêm. Assim como na coluna anterior, posso adiantar que a safra atual está baixa, porém marcante.

This picture is hosted by ImageShackAntes de tudo, você reparou nos títulos desta e da última coluna? Isso acontece com jingles que são bem-trabalhados de verdade: agradam, fazem sucesso, criam uma movimentação na internet e acabam virando parte da cultura pop! Pois é, todo mundo que eu conheço adorou a propaganda do Ford EcoSport e sua musiquinha (com letra "adivinhada" por minha conta):

"One for me, two for you.
Everybody's gonna play a
miny-miny-miny-mo
(*)
Yes or no, don't or do,
I want both
But my choice is you
"

(* sei lá se é isso mesmo, mas "eeny-meeny-miny-mo" é realmente um jogo de adivinhação)

Ela se chama Choices e foi feita exclusivamente para a campanha, cujo nome é Escolhas. Pra baixar uma versão limpinha dela "toda" (são só 50s), vá ao site da Ford munido de Flash na sua máquina. De cara, aparece uma opção pra baixar.

Fora ela, a atual "mais-mais" dos intervalos você já deve conhecer de outros tempos: David Bowie canta Heroes na campanha "heróica" da HBO. Trata-se de um clássico do cara, da música, do glam rock, dos anos 70 - ou o famoso clássico absoluto. Além da oficial, existem algumas versões dignas de nota. A melhorzinha vem dos Wallflowers, banda de Jakob Dylan, filho do "outro cara". Há uma do Oasis, banda da qual até gosto, mas cuja versão não ficou assim uma Brastemp. Noel Gallagher é quem canta e acabou tirando muito do clima épico da original. Por último, os novaiorquinos do Interpol também gravaram uma versão catacúmbica de Heroes. Apesar de a banda ser uma das coisas boas da nova cena rocker, sinceramente essa versão não decola nem pro caramba...

This picture is hosted by ImageShackOs destaque, entretanto, vão para os comerciais de perfume. O "troféu quantidade" vai para a Hugo Boss, sempre com trilhas interessantes casando com o público-alvo de cada perfume. Uma em particular (do Boss Soul - perfume masculino com uma senhorita gemebunda: tudo a ver) tem deixado o pessoal bem curioso e também criou uma certa discussão na internet. A letra diz "Ride my soul, I won't run the risk to let you", e ninguém sabia de onde veio isso. O melhor palpite dizia que aquela seria a voz de Cerys Matthews, da semi-extinta banda Catatonia (não confunda com o pessoal do Katatonia). Parece bastante mesmo, mas a verdade é que, infelizmente, o tal trecho foi criado especialmente para a ocasião pelo produtor Patrick Roumegoux e não existe em versão estendida. Mesmo assim, foi batizado como Toxine. Quem sabe? Às vezes, podemos ter boas notícias num futuro próximo.

This picture is hosted by ImageShackA linha Baldessarini, também da Boss e voltada pros mais velhos, foi buscar o clássico Beyond The Sea para o comercial em que um tiozinho dirige uma lancha do tamanho dum aeroporto (na foto, o ponto insignificante no alto é o tiozinho). Essa você já deve conhecer, mas há uma curiosidade legal sobre ela. A versão que toca não é aquela famosa, cantada por Bobby Darin, que fechava Finding Nemo e deve fazer parte de dezenas de trilhas sonoras. Mas é quase isso! Trata-se da voz do grande Kevin Spacey (Beleza Americana, K-Pax), que viveu Darin na recente cinebiografia do cantor e fez questão de regravar e cantar ele mesmo todas as músicas do filme. E o cara leva muito bem! Confira no filme, quando finalmente resolverem lançá-lo no Brasil. Importante: além de interpretar todo o repertório e estrelar, o renascentista Spacey escreveu, dirigiu e produziu o filme!

Ainda nas campanhas da Boss, há aquela propaganda do cidadão que não gosta de se produzir muito e assim resolveu rabiscar "your fragrance, your rules" na palma da mão. Sob o forte sotaque britânico do camarada, temos um fundo musical que nem chama muito a atenção.

This picture is hosted by ImageShackHá uma última peça digna de nota nesse sentido, mas não está mais no ar. A propaganda do Boss Intense trazia um "chill-out" com um negócio de "stream of stars and air through my hair" ou coisa assim. Sim, adivinhou, é um perfume feminino. Apesar das suspeitas de que essa música não estaria em CD algum, a verdade é que está em pelo menos dois. Chama-se Soulcleansing, e o povo responsável (difícil dizer "banda" hoje em dia) é um tal de Tanga - dois músicos austríacos e uma cantora asiática. Em 1999, ela foi lançada em um CD bastante obscuro de nome Finesse, disponível apenas pra download. Mais recentemente, por força do comercial, teve seu nome modificado para Intense (Soulcleansing) e foi relançada em um EP também chamado Intense. Ambos trazem a música em versão completa, com direito a uma moça miando em chinês.

Enquanto a Boss ataca no montão, a melhor de todas as trilhas para perfume acabou ficando com a concorrência. Para a propaganda do perfume Essential, a Lacoste escolheu a voz de Leslie Feist, uma cantora jovem e já veterana, que hoje se apresenta apenas como Feist e lançou seu primeiro disco 100% solo em 2004.This picture is hosted by ImageShack A deliciosa Mushaboom, que está nele e no comercial, tem uma letra leve, falando da vontade da cantora de envelhecer feliz ao lado de seu companheiro numa cidadezinha bucólica chamada Mushaboom. Pra lembrar, os versos na propaganda são "I got a man to stick it out / And make a home from a rented house / And we'll collect the moments one by one / I guess that's how the future's done". Essa vale muito a pena. Vai caçar!

Na outra propaganda da Lacoste, para o Touch of Pink, uma moça sai pra rua atrás de uma pipa cor-de-rosa ou borboleta ou coisa fresca que o valha. A música meio insossa é cantada por aquela mesma modelo que aparece ali, a dinamarquesa Natasha Thomas, que também cantava a trilha da campanha anterior. Na de antes, era Let Me Show You The Way (bem melhorzinha), agora é Skin Deep. Houve outras, mas não lembro se passaram no Brasil. Thomas é, atualmente, a cara e a voz do perfume, mas, enquanto ela é realmente linda, as faixas não empolgam muito...

This picture is hosted by ImageShackAinda que a música propriamente dita não ganhe tanto destaque, não posso deixar de mencionar a campanha nova da Motorola. Dona Madonna e sua canastrice de costume integram a estrelada propaganda do telefone Motorola ROKR, num ótimo conceito. Antes, a única forma de combinar um monte de artistas com o seu telefone seria espremendo todos numa cabine telefônica. Agora, o telefone tem iTunes e a tarefa ficou mais fácil. Quer uma lista com todo mundo (ou quase?) que aparece ali? Veja nesta página e aguarde outras propagandas na mesma linha, porque mais gente assinou com a companhia. O legal da música de fundo, também da Madonna, é que ela se chama Hung Up, um trocadilho que mistura "desliguei o telefone" com "ligadona em você".

Sim, prezados canais, nós também vemos propaganda. Mas sou só eu ou ninguém mais agüenta ouvir falar em "meias do Pinda" e pirralhos berrando "quíli"? Nessas horas, é mais saudável mudar de canal e descobrir algo legal passando a um dedo de distância. Os senhores deveriam perceber isso. E alguém, por favor, jogue Fernanda Abreu do alto do Corcovado.
This picture is hosted by ImageShack